
Reprodução / Arquivo MTur Cadastrado por Téo Mazzoni

O valor deixado no Brasil pelos viajantes internacionais, em janeiro deste ano, mostra que os turistas estrangeiros estão retomando a confiança de viajar para o território brasileiro. No total, os “gringos” gastaram cerca de US$ 604 milhões por aqui. A informação é do novo boletim com estatísticas do setor externo do Banco Central do Brasil (Bacen), publicado na última sexta-feira (24).
O quantitativo registrado representa um crescimento de 3,8% na comparação com o contabilizado no mesmo mês de 2020, período pré-pandemia, quando cerca de US$ 582 milhões foram gastos no Brasil. Frente ao último ano, o crescimento é ainda maior, chegando a um crescimento de 43,5%.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, reforça que o ano de 2023 marca o retorno do Brasil ao cenário internacional, também para a atividade turística. “Começamos o ano com a missão de reconstruir o país e isso já começa a impactar o turista estrangeiro. Continuaremos firmes na estruturação e promoção dos nossos destinos que atrairão cada vez mais viajantes, gerando emprego e renda para a nossa população”, destacou.
Dados da Embratur dão conta de que mais de 1,28 milhão de turistas estrangeiros estão com passagens compradas para curtir o verão no Brasil. Segundo o órgão, os dois países que mais enviaram turistas no período foram Argentina e Estados Unidos. A previsão é de que mais de 264 mil argentinos desembarquem durante a alta temporada brasileira. Já os norte-americanos são mais de 247 mil. Completam o top 5 de estrangeiros Portugal (85,3 mil), Chile (69,3 mil) e Itália (53,2 mil).
Reprodução / Arquivo MTur Cadastrado por Téo Mazzoni