

Tudo indica que a polêmica envolvendo os nomes indicados para o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) pode se encerrar nesta quarta-feira (08), quando ocorre a votação para escolha definitiva de quem irá ocupar a vaga aberta na Corte.
Os postulantes, Tom Araújo (UB) e a ex-primeira-dama, Aline Peixoto, foram sabatinados e aprovados por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A expectativa é que a esposa do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), leve a melhor recebendo cerca de 40 votos dos deputados. O vencedor precisa ter, no mínimo, 32.
No entanto, interlocutores da Alba, ouvidos pelo BNews, apontam a existência de uma articulação velada para que uma parte dos deputados se abstenha de votar. Caso nenhum dos dois alcancem os 32 votos mínimos em três votações, a Assembleia precisará reiniciar o processo de escolha do novo conselheiro, inscrevendo novos candidatos.
Com isso, deputados que estariam resistentes ao nome da esposa de Rui Costa não precisariam votar e a indicação para o novo conselheiro do TCM partiria novamente da Alba, como ocorria tradicionalmente.
Montagem | Reprodução/Instagram e Divulgação/ALBA