

Ex-ministro de Minas e Energia no governo Jair Bolsonaro (PL), Bento Albuquerque tem data definida para prestar depoimento à Polícia Federal sobre joias recebidas pela comitiva brasileira na Arábia Saudita.
Inicialmente, a oitiva de Albuquerque estava marcada para 9 de março, mas foi adiada para esta terça (14), por videoconferência.
Na oitiva, Albuquerque terá que explicar se sabia o conteúdo do presente dentro do pacote, o porquê de não ter declarado as joias e se o presente era, de fato, endereçado à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.
Imagens mostraram Albuquerque dizendo a auditores da Receita Federal que as joias dadas de presente pela Arábia Saudita ao Brasil eram Michelle.
O vídeo, obtido pela TV Globo, foi registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional de Guarulhos, no dia 26 de outubro de 2021, data em que Albuquerque desembarcou no Brasil.
“Isso tudo vai entrar lá para a primeira-dama”, diz o ex-ministro aos auditores na filmagem. Albuquerque se refere a joias avaliadas em R$ 16,5 milhões, que ficaram retidas na alfândega.
Foto: Reprodução/Twitter/@jairbolsonaro