
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados

Em reunião de líderes na última terça-feira (21), o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), afirmou que não aceitou a tentativa de acordo proposta pela articulação do governo para resolver a disputa sobre a tramitação das medidas provisórias. A situação acabou criando uma atrito entre Lira e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são de O Bastidor.
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, havia sugerido aprovar uma emenda à Constituição com o retorno da tramitação com comissão mista, como antes da pandemia. Haveria um revezamento entre Câmara e Senado na presidência e na relatoria dos projetos.
Lira não apenas rejeitou o acordo, como avisou ao governo que não irá mais à China, na comitiva de Lula prevista para o fim de semana. Além disso, ele passou a fazer críticas à postura do governo de não lhe enviar a proposta em discussão sobre o novo arcabouço fiscal.
Diante disso, as lideranças do PT e do governo na Câmara disseram a Lira que a tentativa do governo de encontrar uma solução se deu por pressão dos senadores, mas que a bancada do partido e a base na Câmara apoiam Lira em sua cruzada pela manutenção da atual tramitação das MPs.
Pablo Valadares / Câmara dos Deputados