
Ricardo Stuckert

Aliados do advogado Cristiano Zanin, principal nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a vaga o Supremo Tribunal Federal (STF) com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski, já estão se articulando para que a indicação do jurista seja aprovada pelo Senado. As informações são da coluna de Malu Gaspar, no jornal O Globo.
Apesar de não ter anunciado oficialmente que vai anunciar Zanin, Lula vem elogiando o nome do advogado em entrevistas quando é questionado sobre o assunto.
No entanto, a indicação do petista precisa ser aprovada pelo Senado. De acordo com a publicação, como Zanin é tido como o nome de Lula para o cargo, aliados do governo na Casa já estão se articulando para que o advogado não encare resistências.
Ainda segundo a colunista, já uma liderança da base de Lula no Senado já vem conversando com parlamentares de seu partido para saber se algum parlamentar vetaria o nome de Zanin.
A coluna diz ainda que o Zanin não vem abordando diretamente nenhum senador. No entanto, o advogado vem aparecendo com mais frequência por Brasília e tentando conversar com parlamentares.
Parte dos aliados de Lula no Senado acreditam que Zanin não deve encontrar resistência para ter o seu nome aprovado para ocupar a vaga no STF. No entanto, eles querem evitar que a base bolsonarista crie uma dificuldade.
Ricardo Stuckert