
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A polêmica envolvendo a possibilidade de retorno das Comissões Mistas ainda rende polêmica. Após o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), subir o tom contra o Senado, foi a vez do deputado federal Nikolas Ferreira (PL).
Durante pronunciamento, na sessão desta segunda-feira (27), o deputado bolsonarista soltou o verbo contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e contra o autor da questão de ordem acatada, senador Renan Calheiros (MDB), líder do bloco da Maioria.
Após a questão de ordem de Renan, Pacheco decidiu pelo retorno do funcionamento das comissões mistas para análise prévia das medidas provisórias (MPs), o que teria desagradado a Câmara dos Deputados.
“O que aconteceu recentemente no Senado é que o presidente do Senado, influenciado por alguém que ainda acha que é o Rei do Brasil, senador Renan Calheiros, acatou uma questão de ordem, ultrapassando o rito normal de que deveria ser chamado uma sessão para ser apreciado, de forma conjunta com essa Casa”, disse.
Nikolas ainda classificou a decisão de Pacheco como uma “artimanha regimental” para não instalar a CPMI do 8 de janeiro. “Tudo isso porque caso o presidente do Senado convocasse a sessão seria automaticamente convocado a CPMI de 8 de janeiro. Por uma artimanha regimental estão passando por cima do diálogo e da democracia que deve haver entre as duas Casas”, afirmou.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados