
Foto: Ricardo Stuckert/PR

Um voo com mais de 30 horas e pelo menos duas paradas. Assim será parte do roteiro de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na próxima terça-feira (11) em sua viagem à China. As paradas serão para abastecimento.
Lula vai viajar a bordo do VC-1 da FAB. Trata-se de um Airbus A319 comprado pelo petista em 2005 e que ficou popularmente conhecido como “AeroLula”. O avião tem uma área reservada para o presidente, com direito a suíte privativa e sala de reunião. As poltronas são mais largas e confortáveis e estão dispostas ao redor de mesas de trabalho.
Apesar do conforto maior, o conforto do AeroLula tem autonomia menor e por isso a quantidade de paradas mínima previstas em Lisboa e Abu Dhabi.
Lula tem seus primeiros compromissos oficiais em Xangai, na quinta-feira (13), onde deve ter reunião com Dilma Rousseff (PT) – eleita presidenta do banco dos BRICS.
Ainda em Xangai, o petista deve se encontrar com executivos da CCCC (China Communications Construction Company), da montadora BYD e, provavelmente, da gigante tecnológica Huawei.
Na sexta-feira (14), Lula seguirá para Pequim. Na capital, ele terá encontros com o presidente chinês, Xi Jiping; com o primeiro-ministro, Li Qiang; e com o presidente da Assembleia Nacional.