

Mais uma vez, o futebol espanhol foi marcado por um caso de racismo no último fim de semana. O zagueiro Antonio Rudiger, do Real Madrid, foi a vítima desta vez, logo após a vitória por 2 a 0 sobre o Cádiz, no sábado (15/04). Após o jogo, no estádio Ramon de Carranza, o jogador alemão foi entregar sua camisa a um torcedor do Real Madrid, que estava em um setor misto. Nesse momento, Rudiger recebeu insultos racistas de torcedores do Cádiz que estavam próximos.
Um vídeo divulgado nas redes sociais neste domingo mostra o jogador do Real Madrid indo entregar sua camisa a um torcedor, quando começa a ouvir xingamentos racistas vindos do setor ao lado. Alguns objetos também foram arremessados contra Rudiger, que chega a “bater-boca” com aqueles que gritavam, antes de levantar os braços e entregar a camisa. Após isso, o defensor é afastado do local por membros do staff do Real Madrid.
Na atual temporada, o futebol espanhol tem sido marcado por diversos casos de racismo, com destaque para o brasileiro Vinícius Júnior, companheiro de Rudiger no Real Madrid, que tem sido frequentemente alvo de ofensas racistas. Cerca de um mês atrás, Rudiger chegou a zagueiro publicamente o companheiro de equipe.
Neste mês de abril, um jogador brasileiro foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Mallorca durante uma partida. O agressor foi acusado de ter chamado o jogador de “macaco” e também foi acusado de ter insultado outro jogador, Samu Chukwueze, do Villarreal, em outra ocasião. Durante o julgamento, o torcedor admitiu ter feito as ofensas racistas e pediu desculpas perante a juíza. Ele foi identificado pela polícia espanhola por meio de um vídeo e agora está sendo investigado por crime de ódio. Além disso, ele foi multado em 4 mil euros (cerca de R$ 22 mil), banido do quadro de sócios-torcedores do Mallorca e proibido de frequentar eventos esportivos por um ano.