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Um usuário do Nubank enfrentou um ‘duro’ golpe na última semana. Morador de Santos, cidade situada no litoral do estado de São Paulo, Gustavo Gonçalves Torres perdeu cerca de R$ 40 mil. Tudo começou quando ele notou uma mensagem de compra ‘indevida’ e recebeu uma ligação.
No contato, estava um criminoso que se passou por funcionário do Nubank, informando que o cartão dele havia sido clonado. Através da ligação, a vítima recebeu orientações para seguir alguns passos. Após alguns testes, ele fez empréstimos e transações por meio do pix.
“Eles utilizam música do Nubank. Eu acredito que seja um crime organizado, de fato. [O que roubaram] é todo o dinheiro que eu já ganhei na minha vida. Já chorei e me desesperei aqui”, citou Gustavo, em entrevista ao portal g1.
O analista de comércio exterior, de 28 anos, explicou que caiu na falsa central telefônica já que havia recebido duas notificações do aplicativo do Nubank comunicando uma compra no valor de R$ 474,92 feita e estornada em Jundiaí, município situado no interior de SP, local em que Gustavo nunca pisou.
No decorrer do contato telefônico, o golpista pediu à vítima que confirmasse o número de telefone que aparecia no visor do celular. Em seguida, o criminoso pediu para que ele transferisse o dinheiro da conta para outro banco dele. A quantia foi equivalente a R$ 2 mil.
Insatisfeito, o criminoso relatou que teria que fazer alguns testes para se certificar que havia encerrado a invasão. Como tinha R$ 33.574,29, a vítima começou a transferir o dinheiro para quatro contas indicadas pelo golpista. Além disso, ainda conforme a publicação, também foi pedido que ele fizesse um empréstimo de R$ 6.750 para outra conta.
“Assim ele foi tirando dinheiro e ainda disse: Fica tranquilo que até o fim da ligação eu vou devolver e fazer o estorno para você”, contou a vítima após uma ligação de mais de 60 minutos.
Perigo
Ao tentar ‘estornar’ os valores, a ligação caiu, e Gustavo decidiu ligar, novamente, para o Nubank. Após ser informado que passou por um golpe, o analista registrou o Boletim de Ocorrência na delegacia eletrônica e entrou em contato com a instituição bancária.
“Na análise deles, foi feito pelo meu celular, então, eles não vão me reembolsar […]. A Nubank, o Banco Central, alguém precisa se responsabilizar por isso, não eu, uma vez que o cara se identifica como Nubank”, acrescentou.
Ao g1, o Nubank apontou que não comenta casos específicos devido ao sigilo bancário, mas afirmou que já entrou em contato com o Gustavo. Questionado pelo estorno do valor, não deu resposta.
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