
Ricardo Stuckert/PR

O governo federal, sob a gestão do presidente Lula (PT) está fazendo um limpa em cargos de confiança oriundos da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o jornal O Globo, a varredura petista vai de buscas a possíveis irregularidades a limpa em cargos de confiança para identificar servidores alinhados com o ex-presidente.
Para isso, o governo criou um grupo de trabalho para levantar informações sobre o programa Pátria Voluntária, lançado na gestão anterior e liderado pela ex-primeira-dama Michelle.
A decisão do governo partiu após uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para dar mais transparência aos dados sobre o programa.
O TCU apontou indícios de irregularidades na execução do Pátria Voluntária em auditoria feita no mês de abril, como a ausência de previsão constitucional e legal para o modelo adotado para uso de dinheiro privado — proveniente de doações, por exemplo — na gestão pública.
O Pátria Voluntária, criado em 2019 por Jair Bolsonaro, tinha como objetivo, segundo o Planalto, fomentar o voluntariado articulado pelo governo com organizações da sociedade civil e o setor privado.
Ricardo Stuckert/PR