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A BYD, marca de carros chinesa, assumirá a fábrica da Ford em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, em anúncio previsto para a próxima terça-feira (4). Os últimos detalhes foram fechados em reunião da vice-presidente global da marca chinesa, Stella Li, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o ministro da Casa Civil, Rui Costa e Jerônimo Rodrigues, governador da Bahia.
De acordo com o UOL, a montadora ainda pediu a concessão do porto de Aratu, que tinha sido cedido à Ford e que será utilizado para a produção de energia eólica. Ainda solicitou a Lula a necessidade de rever condições de produção, a exemplo de PIS/Cofins e IPI.
Confira alguns modelos:
Tan
O Tan EV vai na contramão da onda dos SUVs. O sedã grande tem design esportivo que faz jus ao desempenho entregue pelos dois motores elétricos.
A potência é de 517 cv e o torque de 69,3 kgfm está disponível o tempo todo. Isso resulta em uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos e velocidade máxima de 186km/h
Han
O Han foi o primeiro modelo lançado pela BYD no mercado brasileiro. Maior carro elétrico à venda no país, o SUV tem 4,87 m de comprimento, sendo 2,82 m de entre-eixos. As dimensões generosas resultam em bastante espaço para até sete passageiros.
Assim como o Tan, o Han tem uma cabine de encher os olhos. Destaque para o acabamento de ótima qualidade e a vistosa tela de 15,6 polegadas, que pode ser disposta na vertical ou horizontal ao toque de um botão.
O SUV é movido por dois motores elétricos, que entregam 517 cv e 69,3 kgfm de torque instantâneo. A bateria é feita de lítio-ferro-fosfato, que oferece maior resistência em impactos, mas é mais pesada.
Yuan Plus EV
O Yuan Plus foi lançado simultaneamente ao Song e curiosamente custa o mesmo que o SUV híbrido. O modelo é um dos cotados para ser fabricado no Brasil.
O motor elétrico é instalado no eixo dianteiro e tem 150 KW (204 cv), com torque instantâneo de 31,6 kgfm. Segundo a BYD, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos.
A autonomia declarada é de 458 km, mas a marca não revelou qual a metodologia foi utilizada.
Song Plus
O único modelo híbrido vendido pela BYD no país é capaz de rodar mais de 1.000 km sem abastecer – 1.100 km, segundo a fabricante.
O modelo possui a tecnologia DM-i, que prioriza o funcionamento do Song Plus em modo elétrico. De acordo com a marca, o SUV utiliza apenas energia elétrica em trajetos curtos e, se necessário, o motor a combustão entra em ação. São três modos de funcionamento: EV (que desliga a combustão), HEV paralelo (calcula a utilização mais eficiente) e HEV em série (mantém os dois ligados).
O motor a combustão funciona no ciclo Atkinson. Tem 1,5 litro e gera até 110 cv e 14 kgfm. Enquanto isso, o motor elétrico gera 179 cv e 32 kgfm. Segundo a BYD, chega aos 100 km/h em 8.5 segundos e tem autonomia 100% elétrica de 51 km.
Dolphin
Lançado na quarta-feira (28), trata-se do carro elétrico mais barato do Brasil, por R$ 149.800 (com carregador wallbox incluído). Com visual inspirado na vida marinha (na tradução do inglês, Dolphin significa ‘Golfinho’), sua motorização elétrica entrega 95 cv e 18,4 kgfm, a partir de 44,9 kWh. Assim, acelera até 100 km/h em 10,9 segundos, com máxima de 160 km/h.
Segundo a marca, para recarregar de 30% a 80%, leva apenas 30 minutos em aparelhos do tipo rápido, com 60 kW. Os números sobem para 6,8 horas em 3,3 kW ou 3,5 horas com 7 kW. No ciclo PBE, faz 291 km de autonomia, com 0,42 mJ/Km, ou 11 centavos por km rodado. Mas nos nossos testes pudemos passar dos 400 km apenas em uso urbano.
Vem equipado com câmeras e sensores frontais, laterais, traseiras e 360º, piloto automático, central multimídia rotativa de 12,8 polegadas com conectividade para smartphones, cluster digital de 5 polegadas, entre outros.
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