
Divulgação

A taxa básica de juros dos Estados Unidos foi elevada, nesta quarta-feira (26), pelo Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve Fed. Ao fim da reunião de dois dias de política monetária, o colegiado decidiu subir a taxa dos fed funds em 0,25 ponto percentual (25 pontos-base – pbs). Assim, as fed funds passam da atual faixa de 5,00-5,25% para 5,25%-5,50%.
A votação foi unânime. A decisão foi em linha com 97,1% dos investidores que estimavam a elevação nessa magnitude, de acordo com a ferramenta Monitor da Taxa de Juros do Federal Reserve do Investing.com. Além disso, o Comitê informou que continuará a reduzir suas participações em títulos do Tesouro e dívidas de agências e títulos lastreados em hipotecas de agências.
“O sistema bancário dos EUA é sólido e resiliente. Condições de crédito mais apertadas para famílias e empresas devem pesar na atividade econômica, nas contratações e na inflação. A extensão desses efeitos permanece incerta. O Comitê permanece altamente atento aos riscos de inflação” informou o FOMC, em comunicado divulgado há pouco.
“O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas. O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado caso surgissem riscos que pudessem impedir o alcance de suas metas”, completa o comunicado.
Na última decisão, em meados de junho, o Fed havia decidido manter a taxa de juros e indicado duas altas pequenas até o final deste ano. O banco central dos Estados Unidos vem reagindo a uma economia com mercado de trabalho resiliente e dificuldade para levar a inflação à meta de 2%, ainda que os preços estejam em trajetória descendente.
Divulgação