
Divulgação / SMA

Em homenagem ao Dia da Árvore, a reportagem do Bnews selecionou alguns locais imperdíveis com dicas para se conectar ao meio ambiente, na capital baiana. São cenários arborizados, repletos de belezas naturais de tirar o fôlego. Esta é Salvador, uma das cidades mais verdes e encantadoras do Brasil.
Então, veja, abaixo, dicas de passeios onde todos, baianos e turistas, podem curtir a natureza sem gastar muito.

O Parque das Dunas está inserido na Área de Preservação Ambiental (APA), que inclui o último manancial de restinga do país, com lagoas e dunas do Abaeté e compreende um perímetro de, aproximadamente, 6 milhões de metros quadrados, grande parte localizada no bairro de Praia do Flamengo.
Parque Metropolitano de Pituaçu

O Parque Metropolitano de Pituaçu abrange uma área preservada de 450 hectares, onde já foi catalogada uma grande diversidade de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
Parque São Bartolomeu
Tida como a única reserva de Mata Atlântica em área urbana do Brasil, ele está instalado entre os bairros do Subúrbio Ferroviário e Pirajá. O local tem cachoeira, área verde e trilhas. Nele, está situada a Mata do Urubu, onde viveram os primeiros índios tupinambás e centenas de quilombolas.
Parque Zoobotânico Getúlio Vargas – Jardim Zoológico
Situado no bairro de Ondina, é considerado um centro de referência na preservação dos animais silvestres ameaçados de extinção e pertencentes à fauna brasileira. Hoje, o zoo mantém 1.629 animais, divididos em 158 espécies (84 espécies de aves, 40 espécies de mamíferos e 34 de répteis) e dessas, 92,4% são brasileiras.
Parque da Cidade
Parque da Cidade

O Parque da Cidade Juventino Silva, mais conhecido como Parque da Cidade recebe apresentações musicais em seu anfiteatro. O local possui área de preservação ambiental e lazer com 72 hectares e funciona no bairro do Itaigara.
Parque Costa Azul
Instalado no bairro do Costa Azul, ele tem 55 mil m² dispostos em uma área voltada para esporte, cultura e lazer.
Parque Metropolitano Dique do Tororó
Ele está posicionado na Vasco da Gama e é uma obra de arte pública, instalada ao ar livre.
Parque Pedra de Xangô – Jardim Botânico
No Jardim Botânico, em São Marcos, reside o Parque Pedra de Xangô. O parque é um dos principais locais de fé do povo de santo baiano.
Parque Jardim dos Namorados
É um dos parques urbanos da capital baiana, localizado na Pituba.
Lagoa dos Pássaros
No final da 1ª Travessa Arnaldo Lopes da Silva, no Stiep, uma passagem leva a 2.638,54 m² de área verde.
Divulgação / SMA