
Agência Brasil - Joedson

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de ministros favoráveis à condenação de mais cinco réus envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro. Eles seguiram o voto do ministro Alexandre de Moraes. O julgamento ocorre até esta segunda-feira (2), no plenário virtual da Corte.
Os réus julgados agora pelo Supremo são Davis Baek, João Lucas Vale Giffoni, Jupira Silvana da Cruz Rodrigues, Moacir José dos Santos e Nilma Lacerda Alves. Somadas, as penas dos envolvidos chegam a 71 anos em regime fechado.
Acompanharam o voto de Moraes os ministros Edson Fachin, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Rosa Weber e Cristiano Zanin, que divergiu pontualmente quanto às penas aplicadas aos réus.
Os primeiros réus acusados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de cometer cinco crimes: abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa armada e deterioração de patrimônio tombado foram julgados e condenados em setembro, no plenário presencial do STF. Eles pegaram penas de 14 e 17 anos de prisão.
Agência Brasil – Joedson