
Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Brasil está atravessando um momento de esforços para a pacificação entre instituições.
“As instituições venceram. Estamos vivendo momento de esforço de pacificação do país. Pacificação, civilidade e tolerância”, disse Barroso durante palestra num congresso de direito constitucional, realizado em Brasília, na última terça-feira (17)
O ministro apontou ainda para os desafios contemporâneos para se atingir uma “democracia constitucional”. Para isso, Barroso destacou alguns dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “A erradicação da pobreza é o primeiro deles”.
O presidente do STF ainda defendeu que uma sociedade precisa ter objetivos comuns mínimos, como redução das desigualdades e educação de qualidade. “Isso independe de ideologia. São objetivos institucionais, no sentido de que a Constituição determina”, declarou.
Apesar da necessidade de superar alguns desafios, Barroso tratou de elencar alguns avanços conquistados no Brasil, como a estabilidade monetária e os direitos de minorias. “A história é um caminho que se escolhe. Um país vive muitos recomeços. Quem sabe agora vai”, finalizou.
Fábio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil