

Comissão de Meio Ambiente (CMA) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (22), o Projeto de Lei (PL) sobre agrotóxicos e o texto, agora, segue para o plenário.
O conteúdo do PL aborda “a concessão de registro e comercialização de pesticidas e produtos de controle ambiental, chamado por críticos de ‘pacote do veneno’ “, segundo reportagem do site Notícias Agrícolas.
O Ministério da Agricultura coordenará o processo de reanálise dos pesticidas e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima ficará a cargo da coordenação dos casos relacionados a produtos de controle ambiental, ainda de acordo com a reportagem.
Ambientalistas são contrários ao projeto, justificando que as normas de autorização do uso de agrotóxicos prejudicam não apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana.
“Seguimos em luta contra o pacote do veneno!”, disse o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na rede social X, dizendo que o projeto “flexibiliza ainda mais a liberação de agrotóxicos e facilita o uso dos venenos”, na matéria do Notícias Agrícolas, baseada na Agência Reuters.
Mas defensores argumentam que o PL “simplifica o processo de autorização e pode resultar em mais produtividade no setor agropecuário”, segundo o veículo.
Divulgação / Freepik