

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (29), com a ajuda de deputados governistas, a proposta que cria o feriado nacional para o Dia da Consciência Negra, em 20 de novembro. Mas, segundo a coluna de Lauro Jardim, do O GLOBO, um voto chamou a atenção.
O deputado federal Carlos Zarattini, do PT e defensor dessa matéria, errou registrar seu voto. Ao tentar marcar “sim”, inseriu um “não”, de acordo com o jornal.
Ao perceber a falha, logo pediu reparação à Mesa Diretora da Câmara para que se registre que ele é, sim, favorável à criação do feriado nacional.
Dia da Consciência Negra
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por 286 votos contra 121, proposta que torna feriado nacional o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O Projeto de Lei 3268/21 já foi aprovado pelo Senado e segue agora para a sanção presidencial.
A data será chamada Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Atualmente, o dia 20 de novembro já é considerado feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1.200 cidades.
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados