

Na Bahia, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores – IPVA vai ficar em média, 2,61% mais baixo em 2024. Essas são informações disponibilizadas pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA).
Segundo o órgão, a redução nos preços dos veículos é responsável pela queda no valor do IPVA. “A queda é puxada pelos automóveis, que terão recuo médio de 4,25% no imposto, e pelos utilitários, cuja redução será de 5,22%”, informa a Sefaz, em nota oficial à imprensa.
Outra boa notícia para os proprietários de veículos do Estado é a facilidade representada pela opção de pagamento do imposto à vista em qualquer instituição bancária, via pix. Já as possibilidades de parcelamento foram mantidas em cinco vezes, assim como permanece o desconto no pagamento antecipado do IPVA à vista, em cota única. Mas é preciso atentar para o fato de que o parcelamento será feito conforme calendário anual, que leva em conta o número final da placa do veículo.
Vale salientar que, para quem deseja aproveitar a vantagem do pagamento com desconto, há duas opções: 15% para quem optar pelo pagamento em cota única até 7 de fevereiro, e 8% caso o contribuinte faça a quitação no vencimento da primeira parcela do parcelamento previsto para o seu veículo, fixada de acordo com o calendário anual.
De acordo com a tabela da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe) – responsável pelos cálculos para confecção da Tabela de Valores Venais dos veículos em circulação no estado, que leva em conta os preços praticados em outubro de 2023 -, a queda do IPVA será menor para as motos, que terão o imposto reduzido em 0,46%, e os ônibus e micro-ônibus, que pagarão 0,10% a menos. Apenas os caminhões terão aumento médio de 1,69% no IPVA, também como reflexo do cenário do mercado atual para estes veículos.
Divulgação / Freepik