

O Partido Social Democrático (PSD) compõe a base do governo federal, mas está demonstrando um certo grau de insatisfação com a gestão de Lula (PT). A legenda está descontente com o valor de R$ 13,3 bilhões que deve ser destinado ao Ministério da Agricultura em 2024. A pasta é comandada por Carlos Fávaro (PSD).
Por conta disso, a sigla está ameaçando fazer uma articulação para tentar obstruir a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) no Congresso Nacional. Foi devido a este motivo que, inclusive, o relator da LOA, o deputado Luiz Carlos Motta (PL) saiu da Câmara dos Deputados às pressas com destino ao Palácio do Planalto. Ao que tudo indica, o parlamentar foi negociar com Lula uma maior quantia para a Agricultura.
O detalhe por trás de toda essa questão estão as eleições municipais de 2024. Isso porque os parlamentares e dirigentes partidários costumam direcionar os recursos ou parte dele para os respectivos redutos eleitorais. E isso, ao que tudo indica, tem um maior peso para que haja esse pleito por uma maior fatia da verba federal. Com informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Votação
O detalhe é que há uma tendência de que o Congresso Nacional receba o relatório final do Orçamento da União para 2024 nesta quinta-feira (21). Por isso, existe a expectativa de que a Comissão Mista de Orçamento vote o texto ainda pela manhã. O relator da LOA de 2024, Luiz Carlos Motta, estima gastos de R$ 5,5 trilhões. Vale lembrar que esse relatório é um marco crucial e que deve delinear as despesas públicas do governo federal para o próximo ano.
Marcelo Camargo / Agência Brasil