

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem se articulando para construir alianças para as eleições municipais deste ano. Após aproximar Guilherme Boulos (PSOL) e Marta Suplicy (sem partido) em São Paulo, o petista agora mira o pleito no Rio de Janeiro e deve conta com uma ministra para a disputa.
De acordo com a coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo, Lula demonstrado a aliados o seu desejo de ver a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, como vice de Eduardo Paes (PSD) na eleição para a Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024.
Anielle é irmã de Marielle Franco, vereadora do PSOL executada em 2018 junto de seu motorista, Anderson Gomes.
Além de Lula, a ministra também vem contando com apoio da primeira-dama Janja da Silva, que vem demonstrando ter forte influência sobre o presidente.
Ainda segundo a publicação, o PT carioca tem resistido a um nome fora do seu grupo político para a vice de Paes. Para isso, Anielle, que está sem partido, revelou à coluna que deve se filiar ao PT já no começo de 2024. No entanto, ela desconversou sobre a possibilidade de ser vice de Paes e o apoio de Lula e Janja.
No entanto, lideranças do PT do Rio tem demonstrado surpresa com o apoio de Lula e Janja a Anielle, pois a sigla vem apontando para outros nomes como vice de Paes. Entre os cotados estão três secretários do prefeito: Diego Zeidan (Desenvolvimento Econômico Solidário), Tainá de Paula (Meio Ambiente e Clima) e Adilson Pires (Assistência Social), que já foi vice de Paes entre 2013 e 2017, durante o segundo mandato do prefeito.
Além deles, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio e atual secretário de Assuntos Federativos do governo Lula, André Ceciliano, também vem sendo cotado para ser vice de Paes.
Ricardo Stuckert / PR