
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se mostrou irritado com a atuação de sua equipe durante uma reunião que teve com presidente do Paraguai. O encontro com Santiago Peña aconteceu na última segunda-feira (15), em Brasília, mas acabou sem um resultado positivo. Isso porque, os dois países não conseguiram chegar a um acordo sobre tarifa da hidrelétrica de Itaipu.
Lula teria ficado contrariado com os ministros Mauro Vieira e Fernando Haddad (PT) pela falta de iniciativa e sintonia para defender os interesses do Brasil na negociação sobre a hidrelétrica de Itaipu. A principal queixa do gestor brasileiro foi devido ao assunto tratado na reunião com o presidente paraguaio, que pressionou pelo aumento do preço da energia elértrica cobrada pela binacional. O encontro entre Lula e os ministros aconteceu na última quarta-feira (15).
Qual o problema?
A gestão de Santiago Peña deseja aumentar a tarifa para os valores que eram cobrados antes da quitação da dívida bilionária contraída há quase 50 anos, quando da construção da hidrelétrica. Já o Brasil, por receio dos impactos desse reajuste, tem se oposto a essa ideia. Isso porque não é sabido como isso afetará a conta dos consumidores.
Agência Brasil