

A desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, de 67 anos, tomou posse, na manhã desta quinta-feira (1º), como nova presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio de 2024 a 2026.
O evento acontece no histórico Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, no Poder Judiciário. Após a oficialização da nova mesa diretora, Cynthia falou sobre a importância de ter mais mulheres ocupando cargos importantes.
“A gente fica visualizando que em 415 anos de tribunal, a mulher ocupa somente pela quarta vez essa presidência. Mas isso mostra que tudo vem evoluindo e a mulher vem ocupando seus espaços, que são devidos e merecidos. Não existe superioridade de ninguém, todos somos iguais e temos a mesma capacidade. Podemos alcançar os cargos de gestão e chefia, independente do gênero. Isso tudo é muito importante, minha eleição foi um marco nesse sentido”, pontuou.
Sobre os novos projetos que pretende implementar no Poder Judiciário durante sua gestão, a presidente pontuou dois importantes pilares: tecnologia para agilizar processos e aumentar o número de servidores.
“A partir da próxima semana, eu vou me reunir com o secretariado, com todas as equipes administrativas do tribunal para traçarmos nossas prioridades, mas o caminho será esse de tecnologia para melhorar e agilizar os processos. Queremos também investir em pessoas, precisamos muito de servidores”, contou.
Reprodução