

O senador Jorge Kajuru (PSB) abriu o jogo sobre a PEC da Reeleição. Autor do projeto, o parlamentar afirmou em uma entrevista que eleição de dois em dois anos é desnecessário. Para ele, isso é um ‘convite à gastança e à corrupção’.
No segundo mandato você está preguiçoso, desanimado e, se você for corrupto, mais apetitoso. Mais guloso, cachorro mais faminto. Você vai querer roubar mais porque são seus últimos quatro anos. E vai deixar roubar”, afirmou o senador à Folha de S.Paulo.
Apesar da temática ter grande chance de avançar no Senado Federal neste ano de 2024, ainda não é possível prever como o assunto será recebido pela Câmara dos Deputados. Isso porque Kajuru entende que alguns deputados federais de ‘alto clero’ possuem mais influência que os membros da “Casa Alta”.
Vale lembrar que o senador foi um dos parlamentares convidados para o jantar promovido pelo presidente Lula (PT) no início do mês. Na ocasião, o petista voltou a defender a reeleição, mas afirmou que não irá promover ação para interferir na tramitação dessa proposta no Congresso Nacional.
Ele falou: ‘Kajuru, eu te conheço há 35 anos e você sabe que a nossa relação sempre foi a melhor possível. Agora, eu discordo de você. Eu acho que a reeleição é importante. São poucos países que não têm. Não vou interferir’. Falou para todos os líderes: ‘vocês decidem. Não se influenciem pela minha opinião'”, explicou o senador e vice-líder do governo Jorge Kajuru.
Divulgação / Agência Senado