

Um professor do ensino fundamental da escola Margaret A. Neary, em Massachusetts, nos Estados Unidos, foi afastado de suas atividades após simular um “leilão de escravos” com alunos negros do quinto ano. A informação é do portal O Globo.
O educador, que não teve a identidade revelada, teria insultado um aluno, que fez a denúncia à direção da escola. De acordo com o superintendente da instituição, Gregory Martineau, o suposto leilão teria ocorrido em janeiro, durante uma aula de história sobre o “comércio histórico de pessoas escravizadas através do Atlântico”.
Simulações ou dramatizações ao ensinar sobre atrocidades históricas ou traumas não são apropriadas, e estes métodos de ensino não devem ser usados”, escreveu Martineau em um comunicado sobre os incidentes.
O professor denunciado ainda teria retaliado o aluno que fez as denúncias, tratando-o de forma “inadequada”. Além do afastamento e da investigação contra o educador, a diretora da escola, Kathleen Valenti, também foi colocada em licença por dez dias.
Foto de kyo azuma na Unsplash