

O atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), parece estar com um pé na reeleição. Pelo menos é isso que aponta a mais nova Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (5) que mostra Campos com 75% das intenções de votos no cenário estimulado — em que são apresentadas opções para o entrevistado escolher sua preferência.
Logo em seguida aparecem Daniel Coelho (PSD) com 7%; Gilson Machado (PL): 6%; Dani Portela (PSOL) 3%; além de Tecio Teles (Novo) e Simone Fontana (PSTU), ambos com 1%. O percentual daqueles que “não sabem” foi de 2%, enquanto “branco/nulo/nenhum” foi de 5% na capital pernambucana.
O Instituto Datafolha ouviu 616 eleitores na capital pernambucana, entre os dias 2 e 4 de julho. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou menos. O levantamento foi registrado na Justiça Eleitoral sob o nº PE-09910/2024.
Na pesquisa espontânea, em que os nomes dos pré-candidatos não são apresentados aos eleitores, João Campos também lidera. Entretanto, 40% dos eleitores disseram que não sabiam em quem iriam votar. Confira o levantamento:
- João Campos (PSB): 39%;
- No atual: 6%;
- Gilson Machado (PL): 2%;
- Daniel Coelho (PSD): 1%;
- Outras respostas: 5%;
- Em branco/nulo/nenhum: 6%:
- Não sabem: 40%.
Rejeição
A pesquisa também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Nesse cenário, Gilson Machado (PL) se destaca com 38% de rejeição. Em seguida aparecem Tecio Teles (Novo) com 36%; Túlio Gadêlha (Rede): 34%; Simone Fontana (PSTU) com 31%; Dani Portela (PSOL) com 28%; Daniel Coelho (PSD) com 27%; e o atual prefeito João Campos (PSB) com 8% de rejeição de votos.
O Datafolha também contabilizou aqueles que “votariam em qualquer um/não rejeitaria nenhum” (8%). além daqueles que “não sabem” (5%) e os que votariam em branco/nulo/nenhum” (2%).
Marcelo Camargo / Agência Brasil