

Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil, compartilhou, neste sábado (20), data em que é comemorado o Dia do Amigo, uma homenagem ao presidente Lula (PT).
Através das redes sociais, o baiano utilizou diversas fotos ao lado do presidente, ao som da música ‘Amizade é Tudo’, do cantor Thiaguinho. “Orgulho de ser amigo do melhor amigo do Brasil”, escreveu o ministro na legenda da publicação.
Recentemente, a Força Sindical demonstrou insatisfação com Rui Costa, apresentando diversas queixas e reclamações por falta de atenção e atendimento. Segundo a força, ela tem sido ignorada constantemente pelo ministro e nenhum pedido de audiência ou reunião tem sido atendido.
Segundo o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, já foram enviados dois ofícios para a Casa Civil com pedido de audiência, sendo um em fevereiro de 2023, que ainda elogiava Rui Costa pelo excelente trabalho à frente do ministério e solicitava audiência para “discutir assuntos de interesse dos trabalhadores e trabalhadoras”. Mas sem retorno.
Em maio deste ano, mais de um ano depois, Torres afirmou ter enviado mais um ofício com pedido de agendamento de reunião, “em caráter de urgência”, mas também ficou sem resposta.
“Todos os ministros responderam os ofícios que enviamos, mesmo os que disseram que não poderiam se reunir conosco nas datas sugeridas, exceto Rui Costa. Seguimos sem qualquer retorno até hoje. Vamos seguir tentando, esperamos que seja importante para ele também esse diálogo”, afirmou Torres.
Direitos e interesses da classe trabalhadora, além de tópicos mais recentes, como a nova Secretaria Extraordinária da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025, que acontecerá em Belém, e a participação das centrais na conferência, são exemplos de temas que a Força Sindical quer discutir com o ministério.
A Casa Civil alegou que os “pedidos não foram atendidos na ocasião, por indisponibilidade de agenda”.
Ricardo Stuckert / PR