

Cármen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chamou de “avanço” o protagonismo de Kamala Harris na corrida eleitoral americana e na tentativa de conquistar a indicação do partido Democrata como substituta de Joe Biden na chapa.
Segundo a ministra, apenas a candidatura, sem mesmo se ter ainda o resultado das urnas, já fortalece a causa feminina em todo o mundo.
“Sempre que uma mulher avança, todas avançam com ela independentemente de ideologia, partido e país”, afirmou Cármen à CNN na manhã desta terça-feira (23).
A ministra é a única mulher na composição do Supremo e está no posto mais alto da justiça eleitoral. Inclusive ela será a responsável por comandar as eleições municipais deste ano.
Kamala Harris ainda busca a indicação do seu partido para ser a candidata oficial da legenda. Fontes do governo brasileiro e da justiça eleitoral afirmam que a saída de Biden e o imediato apoio a Kamala demonstra que o processo de troca de candidato será tranquilo e sem traumas.
Tania Rego / Agência Brasil