

O ministro do Esporte, André Fufuca (PP), pediu a exoneração do funcionário que fez a postagem racista no perfil da parte na sexta-feira (26), na abertura das Olimpíadas de Paris 2024. A publicação foi divulgada no X (antigo Twitter) e apagada após críticas.
Para a CNN, Fufuca revela que solicitou a demissão do colaborador assim que tomou ciência sobre o post do conteúdo. O ministro está em Paris, com a primeira-dama Rosângela Lula, a Janja, onde acompanha o evento esportivo.
O material usava a imagem de um macaco em um barco para retratar a delegação brasileira. Para o portal, Fufuca classificou a postura como “inadmissível” e que “qualquer servidor que tiver atitude parecida será desligado”.
“Reafirmamos que a mesma atitude será tomada com servidores que incorram neste erro. Nosso compromisso inabalável no combate ao racismo e a qualquer forma de preconceito. O Ministério está implementando medidas rigorosas para garantir que nossa comunicação institucional seja sempre guiada por princípios de respeito, inclusão e diversidade. Estamos revisando nossos processos internos e oferecendo treinamento contínuo a nossa equipe para garantir que todas as nossas comunicações futuras reflitam nosso compromisso com a justiça social e a igualdade”, crava o ministério em nota.
Antônio Cruz/Agência Brasil