

A demora em um posicionamento oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre as eleições na Venezuela movimentou a oposição no Congresso Nacional, que deseja convocar o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos sobre o tema
De acordo com o blog do Noblat, site Metrópoles, o ministro é alvo de dois requerimentos de convocação Congresso para explicar qual a posição do Brasil quanto ao resultado da eleição presidencial na Venezuela. Oficialmente, o país ainda não se posicionou sobre a reeleição de Nicolás Maduro.
No Senado, o requerimento é de autoria do senador Ciro Nogueira (PP-PI). Na Câmara, o autor é o deputado Zucco (PL-RS).
Ainda segundo a publicação, o que tem mais chances de passar é o que tramita no Senado, onde a oposição é considerada mais “civilizada”. Mauro Vieira já esteve por três vezes na Comissão de Relações Exteriores do Senado Federal, todas as vezes como convidado.
Na última terça-feira (30), Lula disse, em entrevista, que a situação na Venezuela será resolve apresentando as atas do pleito. “Tem uma briga. Como resolve essa briga? Apresenta a ata […]. Se a ata tiver dúvida entre a oposição e a situação, a oposição entra com um recurso e vai esperar na Justiça tomar o processo”, disse o presidente.
Marcelo Camargo/Agência Brasil