

Jair Bolsonaro (PL) vem impondo uma condição para os que lhe procuram em busca de apoio para a presidência da Câmara dos Deputados. Para contar com sua ajuda, o ex-presidente disse que o interessado precisa primeiro ser o candidato do atual ocupante do cargo, Arthur Lira (PP). A informação é da coluna de Malu Gaspar, no Globo.
De acordo com a publicação, ao menos dois candidatos à sucessão de Lira procuraram Bolsonaro para pedir o apoio do PL, partido de maior bancada na Câmara, com 93 deputados. Por isso, nos bastidores, um apoio da sigla é tido como inevitavelmente para vencer a disputa.
Até o momento, os principais candidatos à sucessão de Lira estão os deputados Antonio Brito (PSD-BA), Marcos Pereira (Republicanos -SP) e Elmar Nascimento (União Brasil-BA).
Em julho, os dois baianos na disputa, Elmar e Brito, agitaram Brasília com festas que reuniram desde ministros do primeiro escalão do governo Lula a aliados de Bolsonaro para tentar demonstrar força entre os pares.
Apesar das movimentações da dupla, Lira só deve anunciar quem deve apoiar na sucessão ainda neste mês de gosto. Mas aliados do atual presidente da Câmara acreditam que ele pode esperar as um pouco mais e adiar o anuncio. A ideia é chegar a um “consenso em torno de uma candidatura”, e não causar rachas internos na Casa.
Isac Nóbrega/ PR