

Uma fiscalização do Conselho Regional de Farmácias (CRD) e da Vigilância Sanitária de Ilhéus, no sul da Bahia, impactou diretamente no balanço financeiro de três farmácias. Nesta quarta-feira (21), a operação coletiva interditou as unidades, mas ninguém foi preso. O objetivo foi combater a atuação dos estabelecimentos irregulares com infrações sanitárias.
Ao todo, sete locais passaram pela inspeção. Medicamentos fora do prazo de validade, armazenamento inadequado de remédios e outros produtos, além de certidões e alvarás de funcionamento vencidos estavam no radar das irregularidades encontradas pelos fiscais.

Os remédios que estavam fora do prazo de validade foram recolhidos, devido aos sérios riscos à saúde humana. Em duas farmácias, os armários de medicamentos controlados foram lacrados, por causa da ausência de um profissional farmacêutico ou de autorização da Vigilância, conforme exige a lei.
Outro local foi encontrado em condições sanitárias precárias, com fezes de roedores no local onde os medicamentos eram armazenados.
Divulgação/CRF