

No primeiro dia da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração (Exposibram) 2024, que acontece em Belo Horizonte (MG), o presidente do Conselho da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e presidente da CBPM, Henrique Carballal e Carlos Borel, respectivamente, destacaram ao Bnews a importância da mineração para o desenvolvimento econômico da Bahia.
Carballal ressaltou o rigor da legislação em relação à mineração predatória e a importância do respeito às comunidades tradicionais, para que “desenvolvam riqueza no solo”. Ele lembrou que Exposibram será realizada na Bahia em 2025 e destacou a “gama de investimentos” que o estado tem realizado no setor.
Ele lembrou que a CBPM não é mais “apenas uma empresa de pesquisa e sim uma empresa de fomento”. O objetivo da empresa é desenvolver e processar minérios na Bahia e contribuir para a “reindustrialização” do estado.
Já Borel disse que o evento deixa um legado positivo. Ele destacou que a mineração atua no crescimento do Estado e que não há futuro sem mineração e a descarbonização. Segundo ele, a CBPM foca nas pesquisas minerais e na atuação sustentável. Ele ressaltou os acordos de cooperação técnica com a Secretaria do Meio Ambiente e o Inema.