

Após a falha técnica na aeronave presidencial VC-1, que transportava o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e sua comitiva, após a decolagem na última terça-feira (1º), o grupo seguiu rumo a Brasília em um avião reserva da Presidência.
De acordo com informações do Governo Federal, Lula embarcou em um avião reserva no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, no México, após a falha na aeronave presidencial.
Em nota à imprensa, o comandante da FAB, Marcelo Damasceno, informou que o avião apresentou um problema técnico após a decolagem e que a equipe aguardava o consumo de combustível necessário para retornar ao ponto de partida e trocar a aeronave.

“Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira (01/10). Realizados com sucesso os procedimentos de segurança para solucionar o problema, os pilotos aguardam o consumo de combustível necessário para retornar ao mesmo aeródromo da decolagem, realizar a troca de aeronave e seguir para Brasília”, afirmou o comandante.

Uma das hipóteses levantadas por integrantes do governo é que a falha tenha sido causada por um problema em um dos motores, após colisão com um pássaro. No entanto, militares da Aeronáutica afirmam que só uma investigação detalhada da aeronave em solo poderá apontar a causa exata do incidente.
Alfredo ESTRELLA