

Joice Hasselmann (Podemos), ex-deputada federal, não conseguiu se eleger vereadora em São Paulo nas eleições de 2024, recebendo apenas 1.673 votos. Isso representa uma grande queda em relação às eleições anteriores, quando ela foi uma das parlamentares mais votadas do país em 2018, com mais de um milhão de votos. Após o resultado, Joice anunciou que não pretende mais se candidatar a nenhum cargo político, afirmando que vai se aposentar da política.
Joice foi uma figura importante do bolsonarismo no início de sua carreira política, no entanto, depois de romper com Jair Bolsonaro e seus aliados, virou uma figura crítica do ex-presidente.
Em 2020, ela tentou a prefeitura de São Paulo e, em 2022, buscou a reeleição como deputada federal, mas fracassou nas duas tentativas. Durante a campanha de 2024, Joice enfrentou novas polêmicas ao trocar seu apoio do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para o candidato Pablo Marçal (PRTB), gerando críticas de bolsonaristas e de Nunes.
Em seu desabafo pós-eleição, Joice criticou a política e refletiu sobre seu afastamento do cenário político, afirmando que antes da vida pública, tinha sucesso como jornalista. Ela ainda destacou as dificuldades enfrentadas e as perdas que teve ao se dedicar à política, reafirmando sua decisão de não disputar mais eleições.
Depois desse resultado, decidi aposentar as chuteiras. Não saio mais como candidata a nada. Eu antes da política ganhei muito dinheiro como a jornalista mais importante desse país. Abri mão de tudo para me dedicar à política. (…) E agora pela última vez abri mão da minha carreira, dos meus projetos, para realmente me dedicar à política”, desabafou em vídeo nas redes sociais.
Marcelo Camargo / Agência Brasil