

O Procon-SP responsabilizou a Enel pela falta de energia elétrica que atingiu São Paulo e deixou pelo menos 3,1 milhões de pessoas sem luz durante seis dias, no mês passado. O apagão aconteceu em outubro deste ano após uma tempestade atingir o local.
A Enel recebeu a multa de R$ 13,3 milhões nesta segunda-feira (4). A empresa responsável pela distribuição da energia elétrica já havia recebido outras duas multas nos últimos 12 meses, com valor total de R$ 38,7 milhões.
Uma das multas, recebida em novembro do ano anterior, teve encerrada sua primeira fase de tramitação e deve ser quitada até o dia 21 deste mês ou a Enel pode ainda recorrer, segundo informações da CNN Brasil.
Em nota, a empresa detalhou o trabalho prestado na época do apagão. Confira:
“A Enel reforça o compromisso com os seus clientes e reitera que seguirá investindo para minimizar o impacto no serviço frente ao avanço dos eventos climáticos. O vendaval que atingiu a área de concessão da Enel Distribuição São Paulo em 11 de outubro, com rajadas de até 107,6 km/h, foi o mais forte registrado na Região Metropolitana nos últimos 30 anos, segundo a Defesa Civil, e causou danos severos na rede elétrica de distribuição. O número total de clientes afetados chegou a 3,1 milhões na noite de sexta-feira (11/10). Na mesma noite, com a atuação dos sistemas de automação e manobras remotas, a distribuidora restabeleceu a energia para quase 1 milhão de clientes. Até o fim da noite do dia 12.10 (sábado), o serviço foi normalizado para cerca de 80% dos consumidores. A companhia precisou reconstruir trechos inteiros da rede elétrica e restabeleceu a energia gradativamente para todos os clientes afetados em menos de 6 dias.”
Reprodução | TV Globo