

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) montou o planejamento para o calendário do futebol brasileiro na temporada 2025. Contudo, a entidade preparou uma série de mudanças, visando adquar as datas para disputa do novo Mundial de Clubes, que vai de 15 de junho a 13 de julho.
- Antecipação de um mês para o início do Campeonato Brasileiro, de abril para março;
- Antecipação do início dos Estaduais para primeira semana de janeiro (geralmente começavam a partir da segunda semana);
- Paralisação do Brasileirão durante a disputa do novo Super Mundial de Clubes da Fifa.
Quatro clubes brasileiros da primeira divisão estão na disputa do Mundial: Flamengo, Fluminense, Palmeiras, e o futuro campeão da Libertadores 2024 (Atlético-MG ou Botafogo).
As informações foram divulgadas inicialmente pelo colunista Rodrigo Mattos, do site UOL. Ainda acordo com as informações, a maioria dos membros da Comissão Nacional de Clubes (CNC) aprovaram as mudanças em reunião realizada na última terça-feira (05).
🤔 Quem integra a CNC?
- Fluminense, Inter, São Paulo, Fortaleza e Atlético-GO (representantes da Série A);
- Outros quatro das Séries B, C e D.

A proposta foi elaborada pela diretoria de competições e tem o apoio do presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. Durante a paralisação do Brasileirão, para disputa do Mundial, a entidade prevê que os demais clubes poderão fazer inter-temporada, excursões ou mesmo dar férias a seus jogadores.
No momento, falta aprovação das federações estaduais. Com esse novo desenho do calendário, os Estaduais começariam na semana dos dias 7 e 8 de janeiro e manteriam as mesmas 16 datas. Contudo, tendo que ocupar menos datas durante o ano, e precisando encerrar antes da Data Fifa de março.
O intuito também é preservar as Datas Fifa sem jogos do Campeonato Brasileiro ou da Copa do Brasil, como ocorreu em 2024.
Livia Villas Boas/CBF