

Nove mandados de prisão e 19 de busca e apreensão estão sendo cumpridos pela Polícia Federal, na manhã desta quarta-feira (11), por meio da Operação Flygold II, contra uma organização criminosa suspeita de ter movimentado R$ 4 nilhoes em ouro ilegal.
Além das ordens judiciais, que estão sendo cumpridas nos estados do Pará, Roraima, Amapá, São Paulo, Paraná e Goiás, houve o sequestro de mais de R$ 615 milhões em bens e valores. Segundo a Polícia Federal, o grupo atua realizando o transporte ilegal de ouro extraído de terras indígenas, incluindo a Terra Indígena Munduruku, para outros estados e ao exterior.
As investigações, iniciadas há um ano, revelaramn que, aproximadamente, uma tonelada de ouro foi transportada de maneira ilegal, além da movimentação de mais de quatro bilhões de reais entre os envolvidos, incluindo pessoas interpostas e empresas fantasmas.
Ainda de acordo com a polícia, os integrantes da organização criminosa recrutavam, em sua maioria, estrangeiros para despachar bagagens carregadas com ouro em voos comerciais.