

A Justiça manteve a prisão preventiva de Vidigal Galvão Cafezeiro Neto, vice-prefeito de Lauro de Freitas, e de Lucas Moreira Martins Dias, ex-secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, presos na segunda fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal nesta segunda-feira (23).
Vídeos obtidos pelo BNEWS mostram os detidos no Centro de Observação Penal (COP), órgão da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), antes de passarem pela audiência de custódia e serem distribuídos entre diferentes unidades prisionais do estado administrados pela pasta.
A operação investiga um esquema de desvio de recursos de emendas parlamentares, e ambos são suspeitos de participação em fraudes envolvendo contratos públicos e repasses irregulares.
Vidigal Cafezeiro é acusado de receber pagamentos mensais e de ter dívidas pessoais quitadas por meio de contratos fraudulentos com uma empresa. Ele foi identificado em planilhas informais de contabilidade que registram o recebimento de R$ 140 mil durante um período de seis meses, com o envolvimento em desvios no Fundo Municipal de Saúde de Lauro de Freitas.
Por sua vez, Lucas Dias é acusado de facilitar contratos irregulares e de receber propinas, com depósitos fracionados registrados em planilhas informais. Ele foi exonerado do cargo de secretário de Mobilidade Urbana de Vitória da Conquista, conforme nota oficial da prefeitura.
A prisão preventiva de ambos foi mantida com base nas evidências de envolvimento em atividades criminosas, com a Justiça avaliando o risco de continuidade dos crimes.
BNEWS