

Nesta quarta-feira (08) o Brasil relembra os ataques antidemocráticos contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, que aconteceram em 08 de janeiro de 2023, há exatos dois anos. Até esta terça-feira (07), o Supremo Tribunal Federal (STF) condenou 371 réus, absolveu cinco pessoas e ainda analisa 552 instruções.
Segundo o STF, 225 criminosos foram condenados por crimes graves, como tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada e outros, com penas que variam de três a 17 anos de prisão.
As demais 146 condenações foram por crimes considerados simples, como incitação e associação criminosa, com imposições de medidas como o uso de tornozeleira eletrônica e serviços à comunidade. Além disso, ficam proibidos de usar redes sociais e viajar sem autorização judicial.
Além das condenações, o Supremo firmou 527 acordos de não persecução penal com aplicação de multa nos casos dos crimes cometidos sem violência ou grave ameaça. Em relação às multas, o valor arrecadado ultrapassa R$ 1,7 milhão.
De acordo com o Supremo Tribunal Federal, 122 suspeitos de participação nos ataques estão foragidos. Destes, 61 estavam sendo monitoradas por tornozeleira eletrônica, mas romperam o aparelho e fugiram.
Joédson Alves/Agência Brasil