

A Receita Federal divulgou, nesta quinta-feira (09), um alerta sobre o ‘Golpe da Cobrança de Taxa sobre PIX’. De acordo com o órgão, está sendo utilizado indevidamente o nome da instituição por meio de mensagens falsas para aplicarem as fraudes. Assim, os golpistas entram em contato com as possíveis vítimas e realizam as cobranças das taxas em transações acima de R$ 5 mil, alegando que o não pagamento resultará em bloqueio do Cadastro de Pessoa Física (CPF).
Em nota disponível no site do governo federal, o órgão ressaltou que a tributação não é autorizada em casos de movimentação financeira. “A Receita Federal, portanto, não cobra e jamais vai cobrar impostos sobre transações feitas via PIX. O que está ocorrendo é apenas uma atualização no sistema de acompanhamento financeiro para incluir novos meios de pagamento na declaração prestada por instituições financeiras e de pagamento”.
A receita ressaltou também para o combate contra às fakes news, alertando para o não compartilhamento de informações falsas em aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram, pois isso facilita o trabalho dos golpistas.
Assim, antes de compartilhar qualquer mensagem, foi recomendado a análise da veracidade da fonte, com cuidados a conteúdos alarmantes, urgentes, sensacionalistas e com erros de português, que geralmente são falsos.
Não fornecer dados pessoais em resposta a e-mails ou mensagens de origem desconhecida que solicitem dados financeiros ou pessoais.
Evitar clicar em links suspeitos, que podem levar a sites fraudulentos ou instalar programas prejudiciais no seu dispositivo.
Não abrir anexos em mensagens fraudulentas, pois geralmente contêm programas executáveis que podem roubar as informações pessoais ou causar danos ao computador.
Verifique a autenticidade da informação através dos canais da Receita Federal, como do Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e do site oficial.
Divulgação / Banco Central