

Integrantes da bancada do PT na Câmara dos Deputados apostam em uma “longa lua de mel” com o futuro presidente da Casa Legislativa, Hugo Motta (Republicanos-PB). A informação é da coluna de Igor Gadelha, no Metrópoles.
De acordo com a publicação, a avaliação foi feita depois de conversar e negociar com Motta antes mesmo do deputado consolidar a maioria para a eleição à mesa diretora, marcada para o início de fevereiro.
A facilidade no diálogo permitiu, por exemplo, o partido negociar com Motta critérios para que deputados sigam para garantir a governabilidade do governo Lula nos próximos dois últimos anos.
A bancada petista avalia ainda que não houve tempo para negociar com o atual presidente da Câmara, Arthur Lira. O parlamentar foi eleito para o comando da Casa pela primeira vez em 2021, e, na ocasião, o PT apoiou Baleia Rossi (MDB-SP).
Já em 2022, depois das eleições municipais, o PT conversou com Lira sobre a eleição à presidência da Câmara em 2023. No entanto, o deputado já contavam com uma maioria confortável para se reeleger, sem precisar do apoio sigla.
Reprodução/Instagram