

Os antigos Centro de Convenções da Bahia (CCB), Colégio Estadual Odorico Tavares, além da antiga sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vão ser vendidos pelo governo da Bahia. Os equipamentos ficam nos bairros do Stiep, Corredor da Vitória e Pernambués, em Salvador, respectivamente.
A informação foi confirmada com exclusividade ao BNews Premium pelo secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence (PT). A expectativa da cúpula governista é que o processo de licitação que prevê a alienação dos imóveis, capitaneado pela Secretaria de Administração da Bahia (Saeb), seja publicado ainda no primeiro trimestre.
O governador determinou e estamos preparando a licitação para a alienação do Centro de Convenções, assim como do Colégio Odorico Tavares e da área do antigo Detran. São licitações distintas, mas provavelmente simultâneas. […] Já está determinado e a previsão é que seja publicado ainda no primeiro trimestre. Essa é a nossa expectativa”, afirmou Afonso Florence.
No momento, os imóveis possuem somente algumas pendências em cartório. Após a finalização dos trâmites burocráticos, será iniciada a elaboração dos editais por parte da Saeb e, logo após, eles seguem para o crivo da Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) para então serem publicados.
De acordo com fontes ligadas à Saeb, os valores dos imóveis permanecem sob sigilo justamente para não ferir critérios jurídicos das licitações. Com o martelo batido, chega ao fim uma longa novela envolvendo os três equipamentos que são pendências antigas do governo da Bahia. O BNews Premium vai relembrar os imbróglios envolvendo cada um deles.
Centro de Convenções
Parado há quase dez anos, o principal “calcanhar de Aquiles” da lista é, sem dúvidas, o antigo Centro de Convenções. Com 187,9 mil m² de extensão total, o equipamento fica no bairro do Stiep, uma área privilegiada da capital baiana, e está avaliado em R$ 300 milhões.
Arte BNews