

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) prepara terreno para a candidatura em 2026 do empreiteiro Renato Araújo, dono da empreiteira Bravo Construções, que foi supervisor da obra de sua casa de veraneio em Angra dos Reis. Renato já concorreu à prefeitura do município pelo PL em 2024 e foi acusado por adversários de apresentar diploma falso de engenheiro.
Segundo o jornal O Globo, em agenda no município, na semana passada, Bolsonaro levou Araújo a compromissos políticos na cidade e em entrevista a um podcast local disse que lançará o aliado a deputado estadual ou federal.
“Ele é um empresário bem-sucedido. Essa experiência que ele tem, de boa gestão, é bom entrar na política. Vai ser a escolha dele, federal ou estadual em 2026”, disse Bolsonaro.
Araújo apresentou à Justiça Eleitoral um atestado de conclusão do ensino superior da Faculdade Hélio Rocha, extinta pelo Ministério da Educação (MEC). Ele diz ter cursado engenharia civil na instituição privada de Salvador entre 2018 e 2022.
Ao O Globo, o empreiteiro afirmou que a faculdade “estava ativa e sem problema algum” quando fez a matrícula. Ele disse ter cumprido “a grade curricular a distância” e concluído, no entanto, o cadastro do curso no MEC só exibe a opção de modalidade “presencial.
Reprodução