

Após as chuvas que atingiram a cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada na bacia do Rio São Francisco, o governador da Bahia determinou uma série de ações para atender as vítimas. A cidade decretou situação de emergência no último dia 13, com vigência de 280 dias.
Moradores foram orientados por prepostos da Vigilância Sanitária sobre limpeza das e prevenção de doenças. Escavadeira, pá carregadeira e uma retroescavadeira, que serão utilizados na limpeza das ruas, foram enviados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) também enviará equipamentos de sucção e jateamento para limpeza das ruas.
O resgate está sendo feito por 30 profissionais do Corpo de Bombeiros. Os militares também estão dando suporte na arrecadação de donativos. O Programa Bahia Sem Fome encaminhou 20 toneladas de itens essenciais, além de mil cestas básicas e mil garrafas de água mineral.
Cobertores, colchões, kits de higiene pessoal e kits de limpeza foram enviados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).
No social, uma carreta do SAC Móvel chegará nos próximos dias, enquanto que a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) destinou R$ 91 mil para aluguel provisório e acolhimento emergencial das famílias afetadas.
Thuane Maria/GOV-BA