

O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) não esconde o seu desejo de disputar o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026. No entanto, o PL tem outros planos para o parlamentar. A informação é da coluna de Bela Megale, no jornal O Globo.
De acordo com a publicação, a cúpula do PL entende que Minas Gerais é um estado “com uma folha de pagamento muito elevada e baixa capacidade de investimento”. Por isso, há um temor de que Nikolas pode “se queimar antecipadamente” caso dispute o governo mineiro já em 2026.
O novo líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante, revelou à coluna que a tendência é de que Nikolas dispute à reeleição como deputado federal, mas não descartou uma candidatura ao governo de Minas Gerais.
Além disso, Nikolas revelou, em entrevista ao canal TV Connect USA, que o desejo de disputar o Senado. A ideia seria ampliar a bancada bolsonarista na Casa e aumentar a pressão sobre o Supremo Tribunal Federal (STF), já que o Senado é responsável por analisar pedidos de impeachment de ministros da corte.
O principal obstáculo para Nikolas disputar uma cadeira no Senado é a idade. Ele tem 28 anos e fará 30 em maio de 2026. No entanto, a lei permite que apenas maiores de 35 anos possam disputar uma cadeira na Casa Legislativa.
Pensando nisso, o deputado Eros Biondini (PL-MG) deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a idade mínima para se candidatar ao Senado para 30 anos. Caso seja aprovada a tempo, a medida autorizaria Nikolas a disputar o Senado.
Bruno Spada / Câmara dos Deputados