

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve denunciar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por tentativa de golpe, nos próximos dias. A informação é do blog de Basília Rodrigues, na CNN Brasil.
De acordo com a publicação, a expectativa de membros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Congresso Nacional é que a denúncia da PGR contra Bolsonaro aconteça ainda em fevereiro.
Até o momento, o que se sabe sobre o inquérito sobre o plano para tentar dar um golpe de Estado no Brasil é o que já foi divulgado pela Polícia Federal (PF), que indiciou Bolsonaro e membros de sua gestão. A partir da denúncia, são feitas análises e ponderações pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.
Ministros do STF acreditam que caso deverá ser finalizado ainda em 2025. A ideia é que o caso não contamine a campanha eleitoral do ano que vem.
Existe ainda a possibilidade de Gonet dividir as denúncias em grupos para dar mais celeridade para que o STF julgue ainda neste ano. Em seguida, caberá ao Supremo avaliar as denúncias, e se é caso de transformar investigados em réus. Em seguida, a Suprema Corte vai o julgamento de mérito das acusações de que o governo Bolsonaro, incluindo o ex-presidente, tentou aplicar um golpe no país.
Alan Santos/PR