

Apesar do ano legislativo ter começado no dia 1º deste mês, o Senado ainda não realizou uma sessão plenária sequer desde então. Até mesmo as comissões temáticas, que ao contrário da Câmara já têm nomes definidos para suas composições, ainda não foram instaladas no Senado.
Uma consulta a Agenda Legislativa da Casa, no site do Senado, mostra apenas uma convocação de sessão plenária para esta quarta-feira (19) e nenhuma indicação sobre as sessões de instalação das comissões.
O resultado da falta de atividade do Senado pode ser constatado ao longo das últimas semanas, quando praticamente nenhum senador aparece no Congresso. Até o encontro entre Davi Alcolumbre e alguns líderes de bancadas com os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Padilha (Relações Institucionais) ocorreu na residência oficial do presidente do Senado.
A ausência de senadores também levou à prorrogação da CPI da Manipulação de Apostas Esportivas por mais 45 dias. As sessões que deveriam servir para leitura do relatório final não aconteceram por falta de quórum mínimo de seis parlamentares.
Principal Casa Legislativa do país, o Senado custa aos cofres público mais de 6,3 bilhões por ano e o salário dos 81 senadores ultrapassa a casa dos 46 mil reais por mês.
Marcos Oliveira / Agência Senado