

O favorito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para comandar o Partido dos Trabalhadores (PT) é o ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva. No entanto, na base petista ele não é unanimidade devido às declarações recentes para o PT sair da polarização política. As informações são do portal Metrópoles.
O pleito retoma o Processo de Eleição Direta (PED), modelo que deixou de ser utilizado desde 2013, e está marcado para o dia 6 de julho. A atual presidente, Gleisi Hoffmann, está cotada para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência da República.
Lula teria dado conselho a Gleisi que construa o próprio candidato, mesmo com o favoritismo de Edinho, que teria se colocado como oposicionista da atual presidente. Edinho não é conhecido nacionalmente, o que poderia gerar dificuldades em conversar militantes de outros estados.
O deputado federal Reginaldo Lopes (MG), o líder do governo na Câmara dos Deputados, Zé Guimarães (CE), e o senador Humberto Costa (PE), 2° Vice-presidente do Senado Federal, são outros nomes que buscam o comando da sigla.
Ricardo Stuckert / PR