

O navio Explorer Nº 1, da BYD, atracou no Portocel, em Aracruz, Espírito Santo, na manhã desta quinta-feira (27), para realizar um dos maiores desembarques de veículos já registrados no local: cerca de 5,5 mil carros vindos da China.
Aracruz está localizada a cerca de 80 km de Vitória, capital do Espírito Santo, e é conhecida por suas praias, seu polo industrial e pelo Portocel, um dos principais portos especializados no embarque de celulose no país.
A equipe do BNEWS acompanhou a expansão da montadora no Brasil. O repórter Thiago Teixeira conversou com o gerente de Relações Institucionais da BYD, Pablo Toledo, que comentou as iniciativas da empresa para Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
“O que está para acontecer é algo muito especial para a história da Bahia. Nossa ideia é transformar aquela região no Vale do Silício da mobilidade elétrica. Em vez de apenas importar carros, queremos fabricá-los, produzir suas peças, desenvolver tecnologia e criar carros modernos. Hoje, sabe qual é a principal reclamação quando ligam para o telefone da BYD? ‘Meu software não atualiza’. Não é mais algo mecânico. É esse tipo de tecnologia que queremos levar para lá (Camaçari)”, destacou Toledo.
Nesta nova operação, mais de 5.524 veículos das famílias Dolphin, E1 e Song desembarcaram no Brasil, reforçando a presença da BYD no mercado de mobilidade elétrica.
* O repórter Thiago Teixeira viajou para o Espírito Santo a convite da montadora chinesa BYD.
BNEWS