

O Papa Francisco teve uma crise isolada de broncoespasmo e apresentou piora no quadro respiratório, informou o Vaticano nesta sexta-feira (28).
Ainda de acordo com o informe, o Papa iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com boa resposta nas trocas gasosas.
“Ele permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.”
O Papa Franciso foi internado em 14 de fevereiro por bronquite, que evoluiu para pneumonia dupla.
Embora seu prognóstico permaneça “reservado”, os relatórios médicos dos últimos dias indicam uma progressão de melhora, principalmente com o anúncio da remissão de uma leve insuficiência renal.
Veja o boletim:
“No início da tarde de hoje, após uma manhã alternando fisioterapia respiratória com oração na capela, o Santo Padre apresentou uma crise isolada de broncoespasmo, que, no entanto, causou um episódio de vômito com inalação e um rápido agravamento do quadro respiratório.
O Santo Padre foi prontamente submetido a broncoaspiração e iniciou ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas. Ele permaneceu sempre alerta e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas.
O prognóstico permanece, portanto, reservada. Pela manhã, recebeu a Eucaristia.
É o que informa o boletim da Sala de Imprensa da Santa Sé, divulgado na noite desta quarta-feira, 28 de fevereiro, sobre o estado de saúde do Papa, internado há quatorze dias no Policlínico Gemelli”.
Reprodução/TV Globo